domingo, 1 de abril de 2012

DIÁRIAS POR 1 REAL


Agradecemos aos Franceses, considerados um povo sério e sisudo, as brincadeiras do dia da mentira ou dia dos tolos.
O Calendário gregoriano adotados em 1564, pelo Rei Carlos IX de França determinou que o ano novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro.
 Os franceses resistiram às mudanças, pois desde o começo do século XVI o ano novo era festejado no dia 25 março data da chegada da primavera.
Muitos franceses continuaram a seguir o calendário antigo pelo qual o ano novo iniciava em primeiro de abril.
Parece até mentira, mas alguns franceses de muito bom humor, começaram a enviar convites para festas que não existiam ou marcavam encontros e não compareciam, ridicularizando  assim  a nova data.
No Brasil, assim como na França, fomos nos os mineiros, tão quietinhos, certinhos e desconfiados quem lançamos a ideia dessa mentira maluca no dia primeiro de abril.
 No ano de 1828 foi lançado um jornal mineiro chamado “A MENTIRA’,  que tinha com manchete o falecimento de Dom Pedro notícia que teve que ser desmentida no dia seguinte.
 O jornal circulou ate 14 de setembro de 1849, quando convocou todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril  dando todas às referencias de um local que não existia, para que aqueles endividados pudessem se acertar com o fisco.
Hoje com a mentira campeando nossa vida politica, já tem gente querendo que primeiro de abril seja um dia dedicado aos Políticos Brasileiros.
 Nada mais justo.
Se acreditarem nesta historia ótimo. Só não sei se é verdade, afinal hoje é 1º de abril.



Nenhum comentário:

Postar um comentário